CartaExpressa
Romário anuncia licença do Senado após série de ausências em votações
O senador afirmou que o afastamento foi acertado com o PL. Em 2025, ele deixou de registrar voto em 58 das 120 votações no plenário
O senador Romário (PL-RJ) anunciou que se licenciará do mandato a partir da próxima semana. Em nota, o congressista afirmou que o afastamento “foi previamente planejado” com seu partido e que faz parte de um acordo firmado no início do mandato para que seu suplente Bruno Bonetti (PL-RJ) tenha a oportunidade de representar o estado no Senado.
Durante o período de licença, Romário disse que permanecerá no Rio de Janeiro, onde pretende “ouvir as pessoas, visitar cidades e fortalecer o trabalho”. O senador enfatizou que a decisão “é apenas uma pausa na rotina em Brasília, não no seu compromisso com o Rio de Janeiro e com o Brasil”.
A saída temporária ocorre após um ano legislativo marcado por ausências. Segundo levantamento de CartaCapital com base no relatório oficial de votações nominais do Senado, Romário não votou em 58 das 120 deliberações realizadas em 2025, seja por ausência, licença, não registro de voto ou outras situações previstas no regimento. O número representa quase metade das votações do ano.
Com a licença, caberá a Bonetti assumir as funções parlamentares, incluindo votações, relatorias e participação em comissões. O PL ainda não informou por quanto tempo Romário ficará afastado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Não devo nada a ninguém’, diz Romário em meio a pressão de bolsonaristas
Por CartaCapital
Carlos Bolsonaro anuncia saída do Rio para disputar o Senado por Santa Catarina
Por CartaCapital


