CartaExpressa
Carlos Bolsonaro anuncia saída do Rio para disputar o Senado por Santa Catarina
As pesquisas apontam um cenário favorável para a direita na corrida por duas cadeiras catarinenses na Casa Alta
O vereador Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), confirmou, nesta quinta-feira 11, que renunciará ao mandato no Rio de Janeiro para buscar uma vaga no Senado por Santa Catarina em 2026.
“Parto dessa cidade com o coração cheio de saudade, mas também com a serenidade de quem sabe que está atendendo uma missão maior, da qual sempre fiz parte. Vou para Santa Catarina para cumprir um chamado que eu não poderia realizar aqui. Não é uma fuga, é a continuidade de uma luta”, afirmou, em uma sessão na Câmara Municipal.
Carlos assumiu seu primeiro mandato como vereador na capital fluminense em 2000, aos 17 anos, e obteve seis reeleições desde então. Foi o vereador mais votado no Rio em 2016 e em 2024.
As recentes pesquisas eleitorais indicam um cenário favorável para a direita em Santa Catarina na corrida pelas duas vagas no Senado. Um levantamento Real Time Big Data divulgado na última quinta-feira 4 mostrou Carlos na liderança de todas as projeções em que foi considerado, enquanto Esperidião Amin (PP) e Carol de Toni (PL) disputam a vice-liderança. À esquerda, Décio Lima (PT) é o mais competitivo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Kassab diz que PSD não apoiará Flávio Bolsonaro no 1º turno
Por Vinícius Nunes
Moraes pede perícia médica antes de decidir sobre cirurgia de Bolsonaro
Por Maiara Marinho
Eduardo Bolsonaro ataca Hugo Motta após ser notificado por faltas na Câmara
Por CartaCapital
O que pode fazer o STF caso o Congresso reduza as penas de Bolsonaro e outros golpistas
Por Leonardo Miazzo


