CartaExpressa
Salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
O aumento de R$ 103 para o ano que vem foi confirmado pelo governo federal nesta quarta-feira
O salário mínimo passará a ser de 1.621 reais em 2026. O aumento foi confirmado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento nesta quarta-feira 10. Na prática, o reajuste será 6,78% (ou 103 reais) na comparação com o valor pago em 2025, de 1.518 reais.
O aumento deve aparecer no salário do trabalhador a partir de fevereiro. Antes, precisa ser confirmado no Congresso Nacional. A previsão é de que isso ocorra ainda em dezembro.
Pelas regras, a alteração no valor do salário mínimo é resultado da soma dos 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que chegou a acumular 4,18% neste ano. A taxa, que representa o acumulado até novembro, foi divulgada nesta quarta-feira. A este resultado, soma-se o crescimento da economia do país, que neste período foi de 3,4% quando comparado a 2024.
No Brasil, mais de um terço dos trabalhadores recebia até um salário mínimo em 2022, de acordo com informações do Censo Demográfico sobre Trabalho e Rendimento.
Além dos trabalhadores que, por contrato, recebem um salário mínimo, aposentados e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) se enquadram na base referencial de pagamentos do governo federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


