Política
Datafolha: 91% dos brasileiros não se arrependem do voto para presidente em 2022
Naquele ano, Lula derrotou Jair Bolsonaro no segundo turno
Um novo recorte da pesquisa do instituto Datafolha, divulgado nesta terça-feira 9, mostra que a maioria esmagadora dos eleitores brasileiros não se arrependem do voto para presidente nas eleições de 2022. Naquele ano, Lula (PT) derrotou Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.
De acordo com a pesquisa, 91% dos eleitores entrevistados disseram não ter arrependimentos sobre o candidato escolhido. Só 8% não concordam com a própria escolha. Apenas 1% não soube responder.
A convicção é semelhante na separação por candidato: 91% dos que escolheram Lula dizem não se arrepender; o índice é de 92% entre os bolsonaristas.
Os dados foram coletadas entre os dias 2 e 4 de dezembro, a partir de 2.002 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
2026 na mira
O instituto também questionou os eleitores sobre o grau de importância dado à eleição em 2026. Para 77%, o pleito será “muito importante”. Outros 14% dizem que a votação para o próximo presidente será “um pouco importante”. Só 8% classificam a eleição do ano que vem como “nada importante”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Datafolha: Para 54%, Bolsonaro tentava fugir ao queimar tornozeleira eletrônica; 33% acreditam em surto
Por CartaCapital
Rejeição a Flávio Bolsonaro é maior que a governadores da direita, aponta Datafolha
Por CartaCapital
Datafolha testa 2º turno entre Lula e Flávio Bolsonaro; veja resultados
Por CartaCapital



