Política
CPI do Crime Organizado ouve ministro Ricardo Lewandowski nesta terça
O chefe da pasta da Justiça e Segurança Pública foi convidado pelo relator do colegiado, o senador Alessandro Vieira, para a reunião
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, será ouvido na reunião da CPI do Crime Organizado agendada para terça-feira 9, às 9h. Ele deverá compartilhar sua experiência no cargo sobre o enfrentamento das organizações criminosas.
A oitiva atende a requerimento do relator do colegiado, senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
No requerimento, Alessandro também convida o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e do diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa. Ainda não há confirmação das datas de comparecimento.
Alessandro considera que a experiência dessas autoridades é de fundamental importância para a elaboração do diagnóstico da ameaça do crime organizado e das políticas públicas do setor.
“O enfrentamento eficaz dessa modalidade criminosa não é tarefa de um único órgão, mas exige uma atuação coordenada, sinérgica e robusta de múltiplas esferas do Poder Executivo, abrangendo desde a inteligência estratégica até a repressão qualificada e o controle do sistema prisional”, acrescenta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Onde está Ciro?
Por André Barrocal
CPI do Crime Organizado ouve Claudio Castro na próxima semana
Por CartaCapital
Corregedoria prende 5 PMs do Rio por crimes na megaoperação de outubro
Por CartaCapital


