Mundo
UE impõe multa de 120 milhões de euros ao X, rede social de Elon Musk
A plataforma foi punida com base na legislação para combater conteúdos online considerados ilegais e perigosos
A União Europeia impôs, nesta sexta-feira 5, uma multa de 120 milhões de euros (741,6 milhões, na cotação atual) à rede social X, de propriedade de Elon Musk, o que pode provocar outro confronto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Esta é a primeira sanção emitida pela Comissão Europeia no âmbito da Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês), uma legislação aprovada há dois anos para combater conteúdos ilegais e perigosos online.
(em atualização)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Com show e presença de Trump, sorteio da Copa 2026 vai definir grupos em Washington
Por RFI
Trump quer controle da América Latina e militarização; leia plano completo
Por Jamil Chade
Enciclopédia on-line de Musk se baseia em ‘fontes duvidosas’, aponta estudo
Por AFP



