Assine

StudioCarta

Trombetas e Festas 2025 destaca o caráter profético das celebrações bíblicas

Com transmissão para mais de cem países, a mensagem da Igreja Maranata alcançou milhões de habitantes nos cinco continentes

Apresentado por Igreja Cristã Maranata

A 5ª edição do Trombetas e Festas 2025, rea­lizada no sábado 29 pela Igreja Cristã Maranata, ressaltou as festas bíblicas descritas no capítulo 23 do livro de Levítico, um conjunto de celebrações antigas do povo de Israel que trazem significado espiritual atual para os cristãos. Um dos maiores eventos evangelísticos do mundo, o encontro reuniu 2 mil convidados, entre fiéis, pastores e autoridades, no Maanaim de Carapina, no município capixaba de Serra, com transmissão para mais de cem países via satélite, tevê aberta, rádios, internet e plataformas de streaming. Ao todo, a mensagem de fé e esperança alcançou milhões de pessoas nos cinco continentes.

Em Levítico 23, o Senhor estabelece cinco celebrações, nas quais o povo de Israel deveria dedicar-se de forma especial à santidade e à comunhão com Ele. Essas celebrações – o Sábado, a Páscoa, a Festa das Semanas (Pentecostes), o Dia da Expiação e a Festa das Cabanas – funcionavam como marcos espirituais na vida religiosa do povo. Para a Maranata, cada um desses ritos carrega um significado profético que ultrapassa o contexto histórico de Israel e aponta para acontecimentos espirituais atuais.

Segundo a Igreja, essas festas oferecem uma chave para interpretar o atual cenário de crises, catástrofes e instabilidade como sinais do arrebatamento e da proximidade da volta de Jesus. Para o pastor Alexandre Gueiros, que assumiu a liderança da Maranata após o falecimento do fundador Gedelti Gueiros, neste ano, as celebrações bíblicas são reinterpretadas à luz do Evangelho como mensagens de esperança, fé e preparo espiritual. Ele ressalta que as trombetas simbolizam os alertas de Deus em um mundo cada vez mais conturbado. Mesmo diante dos desafios globais, a Igreja mantém viva a esperança da salvação e da vida eterna. O mal pode estar à espreita, mas o bem de Deus sempre prevalece, acrescenta.

Parceiros de longa data. O governador Renato Casagrande enalteceu o trabalho social da Igreja, agora sob a liderança do pastor Alexandre Gueiros

Essa dimensão espiritual se reflete na realização concreta do evento, conduzido neste ano pelo presidente da ICM, Alexandre Gueiros, ao lado dos pastores Gerson ­Beluci e Marcelo Ferreira. Estiveram presentes o governador Renato Casagrande e o vice, Ricardo Ferraço, além dos prefeitos Lorenzo Pazolini (Vitória), Weverson Meireles (Serra, sede do encontro) e Euclério Sampaio (Cariacica). Também participaram o deputado federal Evair de Melo; os deputados estaduais Capitão Assumção, Hudson Leal e Marcelo Santos, este último presidente da Assembleia; representantes do Exército Brasileiro, como o coronel Marcus Aurélio, oficial do Estado-Maior do Comando Militar do Planalto; e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo, Francisco Berdeal.

“A Igreja sempre foi parceira do governo do estado desde a sua fundação e ampliou ainda mais essa relação à medida que se organizou e se expandiu pelo mundo”, comentou o governador capixaba, Renato Casagrande. “A Maranata desenvolve um trabalho social muito forte nas áreas de saúde, meio ambiente e assistência social e, somado aos valores cristãos, contribui para uma sociedade mais equilibrada de forma geral.”

Estudante do Ensino Médio, Sara Tristão participou do Trombetas e Festas e acredita que o encontro foi inspirado por Deus para alertar a humanidade sobre sinais bíblicos, como terremotos, fome e pestes, indicativos da volta de Jesus. Segundo ela, a iniciativa busca despertar aqueles que estão “dormindo”, para que todos permaneçam preparados e firmes no propósito, aguardando com confiança a volta de Cristo.

Entre os colaboradores do encontro estão os integrantes da Brigada de Incêndio, formada por bombeiros militares, policiais militares aposentados e brigadistas, responsáveis por garantir a segurança do público. O coordenador-geral, Elias Teodoro Beltrame, explica que esse trabalho é uma forma de gratidão e de contribuir para a propagação do Evangelho. Para esta edição, a equipe contou com 28 voluntários, embora a brigada possua mais de cem participantes em todo o estado.

A Maranata tem realizado congressos e seminários em diversos países, como Filipinas, Indonésia, Chile e Canadá, e já desenvolveu atividades em mais de 90 nações. Para o próximo ano, a Igreja planeja manter o Trombetas e Festas, além de eventos menores conduzidos no Brasil e no exterior. O pastor Gerson Beluci ressalta que o legado do fundador Gedelti Gueiros, falecido neste ano, continuará a ser cultivado: “Não podemos parar. Continuaremos pregando o Evangelho ainda mais, aproveitando a disponibilidade das mídias para alcançar diferentes lugares do mundo”.


Publicado na edição n° 1391 de CartaCapital, em 10 de dezembro de 2025.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘Trombetas e Festas 2025 destaca o caráter profético das celebrações bíblicas’

Studio Carta

Studio Carta

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo