CartaExpressa
A reação de Raquel Lyra a vaias em evento com Lula
A cerimônia no Agreste marcou a inauguração da barragem Panelas II
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), criticou as vaias que recebeu de uma parte dos presentes no evento de inauguração da barragem Panelas II, em Cupira, no Agreste. O presidente Lula (PT) participou da cerimônia, realizada na terça-feira 2.
“Não é fácil vir aqui. Se eu fosse homem, talvez eu não estivesse sendo vaiada”, disse Lyra. “Isso não me para. Isso me traz mais forças apra fazer mais, para seguir em frente.”
Ao se dirigir a Lula, a governadora emendou: “Do mesmo jeito que o seu governo não nos falta, Pernambuco não lhe faltará”.
Em março, Raquel Lyra deixou o PSDB e se filiou ao PSD, em um movimento de aproximação com o governo federal. No ano que vem, contudo, ela tende a disputar a reeleição contra o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que deseja evitar a possibilidade de um “duplo palanque” de Lula no pleito.
Em outubro, em um congresso do PCdoB, Campos declarou que o PSB estará “na linha de frente” da campanha pela reeleição do presidente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Quem são os favoritos para o Senado por Pernambuco em 2026, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital
João Campos desponta como favorito na disputa pelo governo de Pernambuco, diz pesquisa
Por CartaCapital
Lula: ‘Vagabundo que bate em mulher não precisa votar em mim’
Por Vinícius Nunes



