Do Micro Ao Macro

Startups brasileiras lideram caminho em soluções para reduzir desperdício de comida

Iniciativas de tecnologia aplicada ao campo, ao varejo e ao consumo oferecem caminhos para enfrentar o desperdício e aprimorar a eficiência do sistema alimentar no Brasil.

Startups brasileiras lideram caminho em soluções para reduzir desperdício de comida
Startups brasileiras lideram caminho em soluções para reduzir desperdício de comida
Restaurantes buscam reduzir desperdício, mas ainda enfrentam distância entre o que oferecem e o que os clientes esperam
Apoie Siga-nos no

O avanço de startups brasileiras mostra que inovação pode atuar diretamente na redução do desperdício ao longo da cadeia alimentar. Três empresas — AgTrace, Restin e SaveAdd — aplicam tecnologia para melhorar processos que vão do campo ao varejo, ampliando eficiência operacional e evitando perdas. O tema ganha relevância em um país que busca modelos mais sustentáveis para produção, distribuição e consumo.

A seguir, veja como cada uma atua em etapas distintas do sistema alimentar.

Rastreabilidade contra desperdício

A AgTrace fortalece a rastreabilidade agrícola por meio de dados e monitoramento digital. A solução permite que produtores e exportadores reduzam perdas pós-colheita e mantenham padrões de qualidade, criando processos mais seguros para comercialização dentro e fora do país.

Consumo com menor desperdício

A Restin conecta supermercados e marcas a consumidores interessados em produtos próximos ao vencimento. O modelo oferece uma alternativa para itens que normalmente seriam descartados, contribuindo para a redução do desperdício no varejo e ampliando o acesso a alimentos que ainda estão adequados para consumo.

IA para evitar desperdício no varejo

A SaveAdd utiliza inteligência artificial para otimizar inventários e fluxos de distribuição. Ao ajustar estoques e prever demandas, a plataforma reduz perdas alimentares e financeiras, ao mesmo tempo em que diminui o impacto ambiental das operações.

Foco da inovação

As três startups participaram do programa Reshaping Food Systems LatAm, da Village Capital e da Posner Foundation of Pittsburgh, que incentiva soluções escaláveis voltadas a um sistema alimentar mais resiliente e eficiente em toda a região.

Oportunidade de avanço

O avanço de iniciativas que unem tecnologia, logística e modelos alternativos de consumo mostra como o desperdício pode se tornar uma agenda estratégica para empresas e empreendedores que buscam um sistema alimentar mais equilibrado.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo