CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

Cumpra-se Só a condenação dos golpistas já é um feito histórico. Quanto ao julgamento no Superior Tribunal Militar, os generais podem ter um fio de esperança de não perder a patente e os proventos, mas não o ex-capitão. Jair Messias nunca foi bem visto entre […]

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

Cumpra-se
Só a condenação dos golpistas já é um feito histórico. Quanto ao julgamento no Superior Tribunal Militar, os generais podem ter um fio de esperança de não perder a patente e os proventos, mas não o ex-capitão. Jair Messias nunca foi bem visto entre os altos oficiais do Exército. Segundo o general Ernesto Geisel, era um mau militar, especialmente após toda a celeuma gerada pela carta à revista Veja em 1986, na qual criticava os baixos salários dos praças e aspirantes a oficiais.
Cesar Augusto Hulsendeger

Prisão de luxo. Bolsonaro deveria estar em uma cela de presídio, não em uma suíte na Superintendência da Polícia Federal.
Milton Rodrigues

Golpe no golpismo
O Supremo Tribunal Federal não é perfeito – tem suas nuances, contradições e idiossincrasias –, mas portou-se com louvor na defesa da democracia e da Constituição ao punir Bolsonaro e seus comparsas golpistas. Espero que não se repitam essas tentativas e que se dissipe a mentalidade de golpe no Brasil. Urge uma reforma na formação militar, que repudie o autoritarismo. Por muito tempo, os generais se colocaram acima das leis, como se fossem os donos do País.
Paulo Sérgio Cordeiro Santos

Soldar a democracia
Acho que está bem claro. É preciso ter um Judiciário forte, que faça o que está na lei, não importando o quanto a ultradireita faça birra, esperneie ou se vitimize. É necessária uma Polícia Federal com liberdade para investigar, que não se deixe envolver por convicções político-partidárias. Também é preciso um sistema de voto eletrônico seguro, ágil e auditável, sob a supervisão de um ramo judiciário específico, para garantir o respeito à decisão do povo. Por último, mas não menos importante, é fundamental impedir que religiões interfiram na política.
Victor Vasconcelos

Anjos e demônios
Com o enfraquecimento do bolsonarismo e os movimentos do Centrão na costura de uma nova liderança-mor para a direita brazuca, soam muito coincidentes e convenientes os surtos repentinos de Hugo Motta e Davi Alcolumbre contra o Planalto. A troca de farpas com Lindbergh Farias no debate do PL Antifacção e o preterimento de Rodrigo Pacheco à vaga no Supremo Tribunal Federal são motivos rasos demais para embasar uma crise tão belicosa contra o Executivo nestes tempos pré-2026. Parecem indignações ensaiadas e sincronizadas, enquanto os verdadeiros motivos seguem escondidos debaixo do tapete.
Santiago Artur Wessner

Gestão de risco
Educação e saúde não combinam com a busca por lucro. Enquanto esse fator interferir na garantia de direitos básicos, a imensa maioria da população, que não pode e não consegue pagar por esses serviços, sofrerá as consequências.
Abidiel Aroeira Júnior

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s