CartaExpressa
Antes da prisão, Bacellar já aparecia distante de Paes na disputa pelo governo do Rio
Um levantamento Real Time Big Data confirmou o favoritismo do prefeito da capital fluminense
Pouco antes de vir à tona nesta quarta-feira 3 a notícia sobre a prisão do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar (União), o Real Time Big Data divulgou uma pesquisa a reforçar o favoritismo de Eduardo Paes (PSD) na disputa pelo governo fluminense em 2026.
Nos cinco cenários testados pelo instituto, Bacellar varia de 8% a 13% das intenções de voto. Paes, por sua vez, tem entre 44% e 55%.
Outros potenciais candidatos, como Anthony Garotinho (Republicanos), Washington Reis (MDB), Capitão Pimentel (sem partido) e até Wilson Witzel (sem partido) empatam tecnicamente com o presidente da Alerj, a depender do cenário.
A Polícia Federal prendeu Bacellar na Operação Unha e Carne, sob a suspeita de que ele vazou informações sigilosas da Operação Zargun, deflagrada em setembro para prender o deputado estadual TH Joias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Pesquisa reforça o favoritismo de Eduardo Paes na corrida pelo governo do Rio de Janeiro
Por Getulio Xavier
Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, é preso em operação da PF
Por Maiara Marinho
Os favoritos dos eleitores do RJ para o Senado em 2026, segundo pesquisa
Por Getulio Xavier



