Economia
Congresso busca acordo para levar LDO ao plenário na quinta
Antes da votação em sessão conjunta da Câmara e do Senado, o projeto precisa ser analisado na Comissão Mista de Orçamento
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta terça-feira 2 que a sessão conjunta do Congresso Nacional destinada à votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 deve ser realizada na quinta-feira 4.
Alcolumbre relatou que esteve envolvido, ao longo do dia, em articulações com o presidente da Câmara, Hugo Motta, integrantes da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e líderes partidários na tentativa de ajustar o andamento da proposta.
Antes da votação em sessão conjunta da Câmara e do Senado, o projeto precisa ser analisado na CMO. A previsão, feita pelo presidente da comissão, senador Efraim Filho (União–PB), é que isso aconteça nesta quarta-feira 3, quando a comissão também deve votar o relatório da receita.
A expectativa é que os relatórios setoriais sejam votados na próxima semana e o Orçamento fique para a semana seguinte.
“As construções estão acontecendo. Orçamento que não cumpre o cronograma neste ano é um jogo de perde-perde. É ruim para o governo, é ruim para o Congresso, é pior para o Brasil”, afirmou o relator.
(com informações de Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Governo detalha congelamento de R$ 7,7 bilhões no Orçamento
Por CartaCapital
Comissões do Senado aprovam emendas ao Orçamento de 2026
Por CartaCapital
Hugo Motta diz que LDO só deve ser votada após solução para impasse fiscal
Por Vinícius Nunes



