Mundo
Polícia da Espanha desarticula grupo neonazista ligado à organização americana ‘The Base’
O americano Rinaldo Nazzaro fundou o grupo em 2018 como uma rede para os nacionalistas de extrema-direita que se preparavam para um conflito armado
A polícia da Espanha anunciou nesta segunda-feira 1º que desmantelou uma célula de “The Base”, um grupo neonazista e supremacista branco considerado organização terrorista por União Europeia, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Este movimento, fundado nos Estados Unidos, opera através de uma rede internacional descentralizada e clandestina de pequenas células que têm como objetivo realizar ataques e se preparar para uma “guerra racial”, informou a polícia em um comunicado.
A investigação lançada neste ano permitiu descobrir uma célula na Espanha, cujos integrantes estavam “altamente radicalizados” e haviam realizado treinamentos “utilizando técnicas e material paramilitar”, informou a mesma fonte.
Nos últimos meses, os suspeitos haviam incentivado “a realização de ações violentas, chegando até a manifestar abertamente que estavam dispostos a realizar ataques seletivos pela causa”.
O chefe da célula estava “em contato direto” com o fundador do grupo americano, que recentemente chamou para “a execução de ataques seletivos com o objetivo de colapsar as instituições democráticas ocidentais”.
Os agentes prenderam três pessoas na semana passada, entre elas o chefe desta célula espanhola, contra quem foi decretada posteriormente a prisão preventiva.
Durante as buscas, realizadas na província de Castellón (leste), as forças da ordem apreenderam duas armas de fogo, munições e objetos de propaganda neonazista.
O americano Rinaldo Nazzaro fundou o grupo em 2018 como uma rede para os nacionalistas de extrema-direita que se preparavam para um conflito armado, antes de se instalar em São Petersburgo e obter a cidadania russa, segundo o Centro de Estudos Estratégicos Internacionais (CSIS), um grupo de reflexão com sede em Washington.
No ano passado, a União Europeia adicionou “The Base” à sua lista de organizações terroristas, impondo sanções aos seus membros, como a proibição de viajar ou o congelamento de seus bens na Europa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Alemanha investiga homem de 100 anos suspeito de ter sido guarda nazista
Por AFP
Leilão de objetos do período nazista é cancelado na Alemanha
Por AFP
Operação mira grupo neonazista com atuação em pelo menos quatro estados do Brasil
Por Danilo Queiroz



