Política
CPI do Crime Organizado ouve Claudio Castro na próxima semana
A oitiva atende a requerimento do relator do colegiado, senador Alessandro Vieira (MDB-SE)
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o secretário estadual de Segurança Pública, Victor César Carvalho dos Santos, serão ouvidos pela CPI do Crime Organizado em reunião agendada para quarta-feira 3 às 9h. Os convidados deverão apresentar suas experiência e sua visão sobre o enfrentamento às organizações criminosas.
A oitiva atende a requerimento do relator do colegiado, senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Ele propôs convites a 11 governadores e seus respectivos secretários de Segurança.
“A oitiva dos convidados é imprescindível para que esta comissão possa compreender, entre outros temas, as estratégias de inteligência em curso, as dificuldades operacionais enfrentadas, os gargalos no combate à lavagem de dinheiro por essas organizações e as ações de cooperação entre os estados e o governo federal”, justifica.
O plano de trabalho da CPI divide a investigação em nove eixos, que vão de lavagem de dinheiro ao controle de fronteiras, e prevê a apresentação de um relatório preliminar até janeiro.
As metas da comissão, afirmou Vieira a CartaCapital, são desmistificar a segurança pública, traçar um diagnóstico completo da realidade brasileira e encaminhar soluções “constitucionais, seguras e viáveis” para alterar esse cenário.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



