CartaExpressa
IBGE: Expectativa de vida do brasileiro sobe para 76,6 anos
Os resultados do monitoramento foram divulgados nesta sexta-feira 28
A expectativa de vida da população brasileira chegou aos 76,6 anos em 2024, segundo dados do IBGE. A média aferida representa um aumento de 2,5 meses em relação a 2023.
Para a população masculina, o aumento foi de 2,5 meses passando de 73,1 anos para 73,3 anos, no período. Já para as mulheres o ganho foi um pouco menor: de 79,7 para 79,9 anos, uma diferença de apenas 2 meses.
A média também mostra que a expectativa de vida voltou ao patamar aferido no período pré-pandemia, quando a expectativa de vida chegava a 76,2, em 2019.
A pandemia de coronavírus provocou a elevação do número de mortes no Brasil e no mundo, com a consequente redução da expectativa de vida ao nascer no país, que recuou para 72,8 anos em 2021 (sendo 69,3 anos para homens e 76,4 anos para as mulheres). A partir de 2022, com o arrefecimento da pandemia, esse indicador voltou a crescer.
Os dados também mostram um aumento de 31,1 anos na expectativa de vida do brasileiro nas últimas nove décadas. Em 1940, estimava-se uma expectativa de vida de 45,5 anos aos brasileiros, contra 76,6 anos em 2024. Veja a evolução:

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Véspera da Black Friday registra alta de 22,3% nas vendas
Por Do Micro ao Macro
Messias receberá parecer favorável na CCJ do Senado, indica relator
Por Vinícius Nunes


