Do Micro Ao Macro
Produtividade guia programa nacional e impulsiona pequenas indústrias
Cerimônia do Brasil Mais Produtivo reconhece 13 indústrias e reforça que produtividade é eixo central para ampliar competitividade e emprego no país
A produtividade voltou ao foco das políticas industriais. Durante cerimônia realizada na Confederação Nacional da Indústria (CNI), o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, afirmou que ampliar produtividade e competitividade é o caminho para o avanço das micro e pequenas indústrias. O evento reconheceu 13 empresas que se destacaram no Ciclo I 2024 do programa Brasil Mais Produtivo.
Produtividade no discurso oficial
Na abertura, Alckmin destacou que o Brasil Mais Produtivo otimiza processos e melhora a gestão por meio de ações coordenadas entre governo e setor produtivo. O programa é conduzido pelo MDIC em parceria com Senai, Sebrae, ABDI, Finep, Embrapii e BNDES. A meta é apoiar MPMEs a elevar produtividade, eficiência energética e competitividade por meio de tecnologias nacionais e digitalização.
Produtividade como política pública
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, afirmou que a nova indústria coloca desenvolvimento e inovação no centro das políticas públicas. Ele ressaltou que, com a união das instituições parceiras, micro e pequenas empresas avançaram em produtividade, eficiência energética e inovação ao longo do ciclo.
Produtividade e inovação industrial
O presidente da CNI, Ricardo Alban, afirmou que o programa resulta da conexão entre indústria e governo para fortalecer o desenvolvimento econômico. Para ele, o B+P mostra que vale a pena empreender, amplia a competitividade e contribui para reter talentos no país. Alvaro Prata, presidente da Embrapii, reforçou o compromisso com a etapa de inovação e destacou a necessidade de ampliar parcerias para impulsionar produtividade e preparar empresas para a indústria do futuro.
Reconhecimento empresarial
Treze indústrias foram premiadas pelas ações implementadas nas subcategorias de diagnóstico e estratégia de gestão, manufatura enxuta e eficiência energética. Entre elas, a Amapuera Casa e Construção (AP) relatou aumento de mais de 20% em produtividade e redução de 30% no lead time após consultorias do Senai.
Também foram reconhecidas Miss Light (RN), Ondas Kids (PE), Alecrim & Oliva (SC), Magtek (SP), Gyn Foods (GO), Padaria Massa Pura (PE), Wogar (RS), Poliforma (MG), Explosão Alimentos (GO), Jotagê (MT), IT Label (SP) e M Techne (PR).
Reconhecimento institucional
A cerimônia também premiou unidades estaduais do Senai e Sebrae pelo engajamento e pela execução das ações do Brasil Mais Produtivo, reforçando a importância da produtividade como diretriz estratégica para o setor industrial brasileiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



