Política
Fábio Mitidieri é favorito à reeleição em Sergipe, aponta nova pesquisa
Real Time Big Data indica também uma disputa acirrada pelo Senado
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), é favorito à reeleição em 2026, liderando em todos os cenários testados em uma pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira 27.
No primeiro cenário, Mitidieri anota 46% das intenções de voto contra Valmir de Francisquinho (PL), prefeito de Itabaiana e ex-candidato ao governo estadual em 2022, que tem 33%. Neste desenho, são 11% os que indicaram voto nulo e 10% os que disseram não saber em quem votariam.
Mitidieri aparece com 49% na projeção de uma disputa com o deputado federal Thiago de Joaldo (PP), citado por 26% dos entrevistados. Brancos e nulos são 13%, enquanto indecisos somam 12%.
O terceiro cenário testa um confronto entre o governador e a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL). Neste caso, Mitidieri amealha 48%, ante 32% da adversária. Outros 11% declararam voto nulo ou branco e 9% não souberam responder.
Por fim, Mitidieri chega a 50% em eventual embate com o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB), que registra 28%. Brancos e nulos são 13%, enquanto os indecisos atingem 9%.
O instituto ouviu 1.200 pessoas, entre a última terça-feira 25 e a quarta 26. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
A pesquisa também testou a rejeição dos possíveis postulantes ao Palácio dos Despachos. Francisquinho é rejeitado por 46%, seguido por Corrêa (40%) e Mitidieri (35%). Uma eventual candidatura de Amorim é rechaçada por 29%, e outros 22% disseram que jamais votariam em Joaldo.
O levantamento revela, porém, que 84% da população sergipana ainda não decidiu em quem votar no ano que vem. Do total de entrevistados que afirmam já ter definido sua escolha, 9% declaram apoio à reeleição de Mitidieri, enquanto Francisquinho e Emília foram citados por 3% e por 1%, respectivamente.
Corrida ao Senado
A sondagem também mostra uma disputa acirrada pelas duas cadeiras de Sergipe na Casa Alta. O deputado federal Rodrigo Valadares (União) e o ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT) aparecem empatados com 14%.
O ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) tem 12% e o ex-deputado federal André Moura (União) aparece com 11%. Já os senadores Alessandro Vieira (MDB) e Rogério Carvalho (PT), além do ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência Márcio Macêdo (PT), empatam em 9%.
Não sabem ou não responderam 11% dos entrevistados, e brancos e nulos atingiram 14%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A disputa pelo governo de Alagoas, segundo nova pesquisa Real Time Big Data
Por Wendal Carmo
Real Time Big Data: 74% dos brasileiros apoiam a isenção do IR para quem recebe até R$ 5 mil
Por CartaCapital



