Política
Gleisi se reúne com Motta em meio à crise entre governo e Câmara
O encontro acontece após o presidente da Câmara anunciar o rompimento com Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, se reuniu nesta quarta-feira 26 com o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) para tentar reestabelecer um canal de diálogo do governo como a cúpula do Congresso.
O encontro acontece após Motta anunciar o rompimento com Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, após ser alvo de críticas. A reunião foi intermediada pelo deputado José Guimarães (PT-CE) e aconteceu a pedido do governo.
O governo busca reconstruir a ponte com o comando da Câmara especialmente em um momento que o foco é barrar a votação da pauta da anistia – ou dosimetria. Além disso, o Planalto quer reduzir os estragos de uma possível derrubada dos vetos do PL da Devastação.
Um dos símbolos do distanciamento foi a cerimônia de sanção do projeto que estabeleceu a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais. Motta e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não participaram do evento – ambos alegaram conflitos de agenda para faltar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Com Eduardo e Ramagem nos EUA, Motta decide que deputados não podem votar do exterior
Por Wendal Carmo
Por que Gleisi será a fiel da balança na relação estremecida entre Alcolumbre, Motta e líderes de Lula
Por Vinícius Nunes



