Política
Lula dá protagonismo a Pimenta ao anunciar mais R$ 3,3 bilhões para recuperar o RS
O montante se divide em aportes para habitação, prevenção de desastres, e reconstrução de infraestruturas e unidades do Minha Casa, Minha Vida
O presidente Lula (PT) anunciou, em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira 26, um investimento adicional de 3,3 bilhões de reais em infraestrutura no Rio Grande do Sul, voltado a obras de recuperação relacionadas ao desastre climático que devastou o estado no ano passado.
O montante se divide em aportes para habitação, prevenção de desastres, e reconstrução de infraestruturas e unidades do Minha Casa, Minha Vida. Estiveram presentes deputados federais, senadores, ministros do governo e representantes da gestão gaúcho. Lula não discursou no evento.
Ao assumir brevemente o microfone, o petista disse que teria de deixar a cerimônia e seguir para uma reunião com a presidenta da Petrobras, Magda Chambriard, a fim de anunciar investimentos em um estaleiro de Rio Grande. Na sequência, passou a palavra ao ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência e deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).
Pimenta foi o “companheiro que mais me ajudou” na resposta à tragédia climática, disse Lula. O presidente destacou que o deputado assumiu “uma das tarefas mais desafiadoras” ao coordenar a reconstrução do estado.
Os recursos anunciados nesta quarta fazem parte de um pacote maior de 111 bilhões de reais já anunciados pelo governo federal para o estado desde as enchentes. Desse valor, 90 bilhões já foram pagos, segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).
Veja como será a divisão do novo investimento:
- Contratos de construção e ordens de serviço para 2.912 novas unidades habitacionais nos municípios de Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Eldorado do Sul, Porto Alegre, Santa Maria e São Leopoldo: 580,8 milhões de reais;
- Construção de 1.037 unidades habitacionais pelo Novo PAC: 145,18 milhões;
- Obras de prevenção a desastres no Rio Grande do Sul pelo Novo PAC: 211,57 milhões;
- Obras de reconstrução de infraestrutura: 203,8 milhões;
- Contratação de obras contra cheias em Porto Alegre e em São Leopoldo por meio do Fundo de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos: 571,3 milhões;
- Oito mil unidades habitacionais entregues na modalidade compra assistida do Minha Casa, Minha Vida: 1,6 bilhão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



