Mundo

HP anuncia corte de 4 mil a 6 mil postos de trabalho por adoção de IA

A empresa afirmou que seu plano busca gerar aproximadamente 1 bilhão de dólares em economias anuais até o fim do ano fiscal de 2028

HP anuncia corte de 4 mil a 6 mil postos de trabalho por adoção de IA
HP anuncia corte de 4 mil a 6 mil postos de trabalho por adoção de IA
Sede da HP em Palo Alto, Califórnia (EUA), em 2016. Foto: Josh Edelson/AFP
Apoie Siga-nos no

A empresa americana HP anunciou, nesta terça-feira 25, que pretende reduzir entre 4 mil e 6 mil postos de trabalho até o fim de 2028, em um plano de adoção de inteligência artificial destinado a aumentar a produtividade.

A redução pode representar pouco mais de 10% do quadro de funcionários do grupo de Palo Alto, na Califórnia, que conta com cerca de 58 mil empregados, de acordo com seu relatório anual.

A medida da HP reflete uma tendência mais ampla no setor tecnológico, no qual as empresas estão investindo fortemente no desenvolvimento de IA, ao mesmo tempo em que usam a ferramenta para reduzir custos operacionais.

Grandes empresas como Google, Microsoft e Amazon anunciaram reduções em seus quadros nos últimos dois anos ao citarem a necessidade de realocar recursos, incluindo postos de trabalho, para iniciativas relacionadas à inteligência artificial.

Analistas do setor afirmam que a automação por IA está afetando especialmente cargos nas áreas de atendimento ao cliente, moderação de conteúdo, entrada de dados e certas tarefas de programação.

A HP afirmou que seu plano de IA busca gerar aproximadamente 1 bilhão de dólares (cerca de 5,38 bilhões de reais) em economias anuais até o fim do ano fiscal de 2028.

A empresa vem trabalhando para transformar seu modelo de negócios em meio à mudança nos padrões da demanda por PCs e impressoras no mercado.

O presidente-executivo da HP, Enrique Lores, disse ao Wall Street Journal que a empresa planeja elevar os preços de seus computadores e trabalhar com novos fornecedores para ajudar a compensar os altos custos da computação baseada em IA.

No último trimestre, a HP registrou um lucro de 795 milhões de dólares (aproximadamente 4,3 bilhões de reais), comparado a 906 milhões de dólares (cerca de 4,9 bilhões de reais) no ano anterior.

A receita aumentou 4,2%, para 14,6 bilhões de dólares (cerca de 78,8 bilhões de reais), superando as estimativas dos analistas, com as vendas de PCs compensando a queda na comercialização de impressoras.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo