Do Micro Ao Macro

Confiança das MPEs cresce pelo segundo mês consecutivo

Setores de Comércio e também o de Serviços foram os que impulsionam a recuperação da confiança, atingindo todas as regiões do país

Confiança das MPEs cresce pelo segundo mês consecutivo
Confiança das MPEs cresce pelo segundo mês consecutivo
Confiança das MPEs cresce pelo segundo mês consecutivo Confiança das MPEs cresce pelo segundo mês consecutivo
Apoie Siga-nos no

A confiança das micro e pequenas empresas cresce pelo segundo mês consecutivo.

Em outubro, o índice que mede a confiança dos empreendedores variou positivamente 1,1 ponto percentual (pp) em comparação com setembro.

Os setores do Comércio (variação de 3,5 pp) e Serviços (variação de 0,9 pp) puxaram a recuperação, embora a indústria tenha apresentado variação negativa de 2,8 pp.

Na recuperação de outubro, todas as regiões do país apresentaram variação positiva, com destaque para o Nordeste (crescimento de 6,2 pp), seguido por Sul (+1,5%), Sudeste (+1%) e Norte/CO (+0,3%).

“A confiança das micro e pequenas empresas é resultado de uma economia que está dando certo, com pleno emprego e inflação controlada”, afirmou o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima.

“Para os pequenos negócios, que dependem fortemente do consumo local e da demanda imediata, essa melhora na confiança tende a aumentar o fluxo de clientes e as vendas, especialmente no comércio e serviços, que são os setores predominantes nas micro e pequenas empresas”, justifica.

“Além disso, neste período, o consumo das famílias tradicionalmente aquece a economia e impulsiona o otimismo dos empreendedores com a contribuição dos setores do Comércio e Serviços”, afirma.

Confiança do MEI

O otimismo do microempreendedor individual (MEI) cresceu quando comparado ao mesmo período do ano passado. É o que aponta o Índice de Confiança do MEI, calculado pelo Sebrae e pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador registrou avanço geral de 0,7 ponto, estimulado principalmente pelo crescimento da confiança das empresas do Comércio, que teve alta de 1,9 ponto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo