Esporte

Fifa divulga potes do sorteio da Copa do Mundo de 2026

Ainda faltam seis vagas no Mundial a serem definidas entre 18 países que disputarão diferentes repescagens

Fifa divulga potes do sorteio da Copa do Mundo de 2026
Fifa divulga potes do sorteio da Copa do Mundo de 2026
Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

A Fifa divulgou nesta terça-feira 25 os quatro potes nos quais estarão divididas as 48 seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2026, além das regras do sorteio que será realizado em 5 de dezembro, em Washington.

Os quatro primeiros do ranking da Fifa, Espanha, Argentina, França e Inglaterra, estarão no Pote 1 junto com os anfitriões Estados Unidos, México e Canadá, além de Brasil, Portugal, Países Baixos, Bélgica e Alemanha.

Esses quatro líderes do ranking não poderão se enfrentar até a semifinal, desde que terminem como primeiros colocados de seus respectivos grupos.

O sorteio começará distribuindo as 12 seleções do Pote 1 pelos grupos de A a L, e o mesmo processo se repetirá depois com os potes 2, 3 e 4 — nesta ordem —, explica a Fifa.

Ainda faltam seis vagas no Mundial a serem definidas entre 18 países que vão disputar diferentes repescagens, que acontecerão em março.

“Os futuros vencedores do torneio de repescagem intercontinental e os quatro vencedores da repescagem europeia ficarão no Pote 4”, confirmou a Fifa.

A tetracampeã mundial Itália, 12ª no ranking da Fifa e que vai disputar a repescagem europeia, pode ser a equipe a ser evitada no Pote 4, caso consiga se classificar.

“Se o sorteio vai determinar os times que se enfrentarão na fase de grupos, a tabela atualizada das partidas, incluindo estádios e horários de início, será confirmada em 6 de dezembro”, afirmou a Fifa.

Os quatro potes do sorteio da Copa do Mundo de 2026:

Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Países Baixos, Bélgica e Alemanha.

Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.

Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar e África do Sul.

Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, vencedores da repescagem europeia A, B, C e D, vencedores da repescagem intercontinental 1 e 2.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo