Política
Pesquisa CNT/MDA aponta crescimento na aprovação de Lula; veja os resultados
Também cresceram as expectativas positivas sobre emprego, renda, saúde, educação e segurança
Uma pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira 25 mostra que a aprovação do governo federal e do presidente Lula (PT) subiu em comparação com a rodada anterior, de setembro.
O levantamento, presencial, contou com 2.002 entrevistas entre 19 e 23 de novembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
A avaliação positiva do governo chegou a 34%, ante 36% de impressões negativas. Na sondagem de setembro, os índices eram, respectivamente, de 31% e 40%.
De acordo com a nova rodada, 48% aprovam o desempenho pessoal de Lula na Presidência (eram 44%), ante 49% que o desaprovam (eram 49%).
Os resultados também indicam mais um crescimento nas expectativas positivas em praticamente todas as áreas avaliadas, com destaque para o emprego, que saltou de 32% para 39%.
“Após quase dois anos, todas as expectativas positivas aparecem em níveis superiores às negativas, mostrando um cenário favorável ao governo federal neste momento”, analisa Marcelo Souza, diretor do instituto MDA.
Além do emprego (39% acham que vai melhorar nos próximos seis meses e 23% apostam em uma piora) as expectativas positivas superam as negativas em renda mensal (35% x 12%), saúde (34% x 23%), educação (34% x 21%) e segurança (30% x 25%).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Nova pesquisa testa Lula contra Tarcísio, Michelle e Eduardo em 2026; veja os resultados
Por CartaCapital
Lula é mais forte que Bolsonaro também como ‘padrinho político’, indica nova pesquisa
Por CartaCapital
Lula prepara encontro com Alcolumbre para tentar conter ‘crise’ causada por indicação de Messias
Por Vinícius Nunes



