CartaExpressa
O que se sabe sobre o incêndio que atingiu o Ministério da Igualdade Racial, em Brasília
Ao menos três pessoas foram encaminhadas a hospitais, uma com queimaduras e duas por inalação de fumaça
Um incêndio atingiu o Ministério da Igualdade Racial, em Brasília, na manhã desta terça-feira 25.
Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, um trabalhador teria sido encaminhado a um hospital com 60% do corpo queimado; outras duas vítimas foram socorridas por inalação de fumaça.
Ainda de acordo com os socorristas, o incêndio teria começado após uma explosão em uma subestação de energia no bloco C do Ministério.
Em nota, a empresa CEB Ipes, concessionária responsável pelo serviço de iluminação no Distrito Federal, confirmou que o acidente aconteceu durante um serviço de reparo no quadro de comando responsável pelo acionamento da iluminação das empenas dos ministérios, localizado dentro da subestação de uso compartilhado com a distribuidora de energia.
Um funcionário terceirizado foi vítima da explosão, e teria tido 60% do corpo queimado, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Outras duas pessoas da equipe teriam sido socorridas por inalarem fumaça.
Ainda no comunicado, a empresa afirmou que acompanha de perto a situação do prestador de serviço e que a subestação está com a situação totalmente controlada.
Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram os primeiros socorros às vítimas. Ao menos 20 pessoas teriam sido atendidas no local após o incêndio.
Também em nota encaminhada à reportagem, a Secretaria de Saúde do DF informou que o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) recebeu seis vítimas do incêndio no Ministério da Igualdade Racial, uma delas em estado grave. Ainda de acordo com a pasta, todas as vítimas estão sendo assistidas pelas equipes pelas equipes da unidade.
O prédio foi evacuado sob orientação do Corpo de Bombeiros e a área segue isolada.
Também em nota sobre o ocorrido, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela gestão administrativa do Bloco C que abriga seis ministérios – Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento e Assistência Social, Igualdade Racial, Mulheres e dos Povos Indígenas – informou que solicitou aos dirigentes das pastas que orientem seus trabalhadores e trabalhadoras a cumprirem a jornada em teletrabalho, nesta terça-feira.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Vereador do PL é preso no Rio de Janeiro por suspeita de envolvimento com a facção criminosa TCP
Por CartaCapital
Lula prepara encontro com Alcolumbre para tentar conter ‘crise’ causada por indicação de Messias
Por Vinícius Nunes


