CartaExpressa

Trump reage à prisão de Bolsonaro: ‘É uma pena’

Presidente dos EUA demonstrou surpresa ao ser questionado sobre a detenção do aliado brasileiro e disse não estar informado sobre o caso

Trump reage à prisão de Bolsonaro: ‘É uma pena’
Trump reage à prisão de Bolsonaro: ‘É uma pena’
Trump com uma camisa do Brasil, recebida em encontro com Bolsonaro em 2019. Foto: Divulgação/Planalto
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu com surpresa ao ser informado por repórteres sobre a prisão preventiva de Jair Bolsonaro, ocorrida na manhã deste sábado 22. 

Questionado sobre o tema, Trump afirmou: “O quê? Não sei nada sobre isso. Não ouvi falar. Foi o que aconteceu? É uma pena.”

A declaração, curta e improvisada, mostra que Trump não estava atualizado sobre os desdobramentos do caso. A reação contrasta com a mobilização da direita no Brasil, que passa o dia atacando a decisão do ministro Alexandre de Moraes e denunciando “perseguição”.

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, após o STF determinar prisão preventiva ao identificar violação da tornozeleira eletrônica e risco concreto de fuga. Enquanto aliados no Congresso falam em “injustiça” e radicalizam o discurso contra o Supremo, Trump limitou-se a lamentar o caso, sem defender ou criticar diretamente o antigo aliado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo