CartaExpressa

Bolsonaro foi levado à PF sem algemas e exposição midiática

A determinação para que o ex-capitão fosse tratado ‘com todo o respeito’ aparece na ordem de prisão preventiva emitida pelo ministro Alexandre de Moraes

Bolsonaro foi levado à PF sem algemas e exposição midiática
Bolsonaro foi levado à PF sem algemas e exposição midiática
Moraes mandou prender Bolsonaro em 22 de novembro de 2025. Foto: Sergio Lima / AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi levado à Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, onde ficará preso preventivamente, sem algemas e sem exposição midiática. As condições foram impostas pelo ministro Alexandre de Moraes ao decidir pela prisão neste sábado 22.

Segundo escreveu o ministro aos policiais, Bolsonaro deveria ser tratado “com todo o respeito” durante sua captura e deslocamento até a cela. A prisão foi feita nas primeiras horas da manhã, também seguindo solicitação do ministro.

“Expeça-se o mandado de prisão, destinado à Polícia Federal, que deverá ser cumprido no dia 22/11/2025, no período da manhã, observando que a medida deverá ser cumprida com todo o respeito à dignidade do ex-Presidente da República JAIR MESSIAS BOLSONARO, sem a utilização de algemas e sem qualquer exposição midiática. O réu deverá ser recolhido na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal.”

Moraes determinou a prisão preventiva de Bolsonaro diante de um elevado risco de fuga e de uma alta possibilidade de rompimento da ordem pública por seu apoiadores, convocados pelo filho do ex-capitão, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), para uma manifestação na porta do condomínio onde ele cumpria prisão domiciliar.

A suspeita, levada pela PF ao Supremo, é de que o ex-presidente poderia se aproveitar de eventuais confusões para deixar sorrateiramente a residência e se deslocar até uma embaixada. A fuga de outros aliados, como Alexandre Ramagem, Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro, ampliou o temor dos agentes.

Bolsonaro, por fim, tentou romper sua tornozeleira eletrônica na madrugada de sexta-feira 21. Para o ministro, a ação fazia parte do plano de fuga montado por ele e seu entorno.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo