CartaExpressa
Gilmar Mendes elogia indicação de Jorge Messias ao STF
O decano da Corte diz que o escolhido por Lula demonstrou ‘firme defesa da democracia brasileira’ na atuação como advogado-geral da União
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, declarou apoio a Jorge Messias, atual advogado-geral da União e indicado por Lula (PT) para ocupar uma vaga na Corte.
Em nota curta sobre o escolhido, o decano da Corte fez elogios ao AGU, que ainda precisará do aval do Senado para ser nomeado ao cargo de ministro do Supremo.
“À frente da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias demonstrou notável espírito público, pautando-se sempre pelo diálogo institucional com o Tribunal e pela firme defesa da democracia brasileira”, escreveu Gilmar em nota. O decano também desejou que a sabatina a ser realizada no Senado seja um “sucesso”.
Antes dele, o ministro André Mendonça também manifestou apoio ao indicado e disse que Messias terá sua ajuda para angariar votos entre os senadores. Para ser levado ao cargo, Messias precisará do voto favorável de 41 membros da Casa Alta do Congresso Nacional.
O nome de Messias era cotado para o posto desde o anúncio da saída antecipada do ex-ministro Luís Roberto Barroso. Senadores da oposição tem declarado nos bastidores que a sabatina não será fácil. A expectativa geral, porém, é que o nome indicado seja aprovado, seguindo o histórico da República de nunca reprovar um escolhido pelo presidente para o posto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Países e ONGs rejeitam novo esboço de tratado sobre contaminação por plásticos
Por AFP
Trump cita diálogo com Lula e progresso na negociação ao reduzir o tarifaço
Por CartaCapital
Os processos que Jorge Messias herdará no STF
Por CartaCapital



