Sociedade

Zona Azul da COP30 é reaberta após incêndio

Não há previsão de atividades plenárias na noite desta quinta-feira. A área afetada pelo incêndio ficará isolada

Zona Azul da COP30 é reaberta após incêndio
Zona Azul da COP30 é reaberta após incêndio
Incêndio atinge pavilhão da COP30, em Belém. Foto: Jacqueline Lisboa/AFP
Apoie Siga-nos no

A organização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) informou que a Zona Azul foi reaberta nesta noite, após o incêndio no começo da tarde desta quinta-feira 20. A abertura ocorreu as 20h40, depois de uma avaliação de segurança, pelo Corpo de Bombeiros.

“As autoridades brasileiras restabeleceram as condições de operação no espaço da conferência, obtiveram o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros e devolveram a área à UNFCCC [órgão da ONU que trata de mudanças climáticas]. A Zona Azul foi restabelecida e voltou a funcionar às 20h40 de hoje” diz a nota.

O texto informa ainda que a área afetada pelo incêndio ficará isolada até a conclusão da conferência.

Não há previsão de atividades plenárias na noite desta quinta-feira. As sessões plenárias de amanhã (21) serão abertas às partes e transmitidas online.

Mais cedo, o Ministério da Saúde informou que 21 pessoas foram atendidas pelo serviço médico, sendo 19 devido à inalação da fumaça e duas por crise de ansiedade. Não há informação de pessoas com ferimentos graves.

“Seguimos acompanhando atentamente a condição de todas as pessoas que necessitaram de atendimento médico e permanecemos em coordenação com os serviços de saúde”, diz a nota da organização.

“Agradecemos a cooperação, paciência e compreensão de todos. Temos um trabalho substancial pela frente, e confiamos que os delegados retornarão às negociações com espírito de solidariedade e determinação para assegurar um resultado bem-sucedido para esta COP”, finaliza o comunicado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo