CartaExpressa
Barroso elogia escolha de Lula e diz que Jorge Messias honrará o STF
Para a nomeação se concretizar, porém, resta o aval do Senado
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso elogiou a indicação de Jorge Messias para sua antiga cadeira na Corte. O presidente Lula (PT) formalizou nesta quinta-feira 20 a escolha, que ainda precisa receber o aval do Senado.
“Jorge Messias é uma ótima pessoa, foi um admirável advogado-geral da União e estou certo de que honrará o Supremo Tribunal Federal. Fico pessoalmente feliz com a escolha do seu nome”, afirmou, em nota.
Na mesma linha, o ministro André Mendonça parabenizou Messias pela indicação e assegurou que apoiará o advogado-geral da União no diálogo com os senadores.
“Trata-se de nome qualificado da AGU e que preenche os requisitos constitucionais”, declarou o magistrado. “Assim, também cumprimento o presidente da República por sua indicação.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Jurista brilhante’ e ‘prevaricador’; as reações da indicação de Jorge Messias ao STF
Por Vinícius Nunes
Entidades criticam Messias no STF e cobram de Lula compromisso com paridade de gênero e raça
Por CartaCapital
Além de Messias: o que fizeram os atuais ministros antes de chegar ao STF
Por CartaCapital



