Do Micro Ao Macro

IA cria modelos virtuais e fortalece marcas lideradas por mulheres

Ferramentas de IA ampliam acesso a imagens profissionais, reduzem custos e favorecem representatividade para marcas femininas no e-commerce

IA cria modelos virtuais e fortalece marcas lideradas por mulheres
IA cria modelos virtuais e fortalece marcas lideradas por mulheres
IA impulsiona criação de modelos virtuais e fortalece marcas lideradas por mulheres
Apoie Siga-nos no

O uso de IA para criar modelos virtuais cresce entre marcas de moda lideradas por mulheres. A tecnologia passou a apoiar empreendedoras que buscam produzir imagens de produtos com menor custo e maior agilidade.

Em seguida, estudos apontam que fotos de qualidade influenciam decisões de compra e que consumidores desejam diversidade visual, algo difícil para negócios com orçamento limitado.

Amplia acesso visual

A pesquisa da Etsy mostra que imagens são o principal fator de decisão para compradores. No Brasil, levantamento da Photoroom indica que 57% dos vendedores trocam fotos a cada três meses. Ele também aponta que 79% utilizam mais de um tipo de fotografia em seus anúncios.

Os dados mostram que 36% preferem fundo branco, 25% usam fotos ambientadas e 53% utilizam iluminação diferenciada. Esses comportamentos evidenciam que o público busca variedade nas imagens.

Matt Rouif, CEO da Photoroom, afirma que as ferramentas de IA não substituem a criatividade humana. Para ele, a tecnologia abre acesso a imagens de qualidade para quem antes não conseguia produzir campanhas profissionais.

IA cria modelos virtuais e fortalece marcas lideradas por mulheres IA cria modelos virtuais e fortalece marcas lideradas por mulheres

Reduz custos e acelera campanhas

Considere uma marca pequena com cerca de 30 peças por temporada. Antes, a empreendedora usava fotos simples que não destacavam as peças. Com IA, é possível criar modelos virtuais realistas que apresentam roupas em diferentes corpos, poses e cenários.

Assim, campanhas são atualizadas com rapidez e sem a necessidade de estúdios, equipes ou sessões fotográficas longas. A estratégia reduz custos e aumenta competitividade.

Além disso, experiências virtuais ajudam a reduzir devoluções e elevar conversões, fatores importantes para quem depende do comércio eletrônico.

IA favorece marcas sustentáveis

As ferramentas de IA também apoiam marcas sustentáveis. Empreendedoras conseguem produzir imagens consistentes com a identidade visual sem elevar despesas operacionais.

Matt Rouif afirma que o impacto da IA está na democratização do acesso a recursos visuais. Para ele, marcas pequenas passam a disputar espaço com empresas de grande porte ao contar com imagens profissionais geradas em pouco tempo.

IA e diversidade no varejo

O crescimento dos modelos virtuais indica que a moda digital avança além das campanhas de luxo. A tecnologia passa a integrar o dia a dia de pequenas empresas que precisam responder com rapidez às demandas do comércio eletrônico.

Com consumidores mais atentos à representatividade, ferramentas de IA surgem como recurso competitivo. Elas permitem unir qualidade visual, agilidade e inclusão na estratégia de venda.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo