Sociedade

Polícia do RJ deflagra nova operação contra o Comando Vermelho

Agentes prenderam, nesta terça-feira, o homem apontado como ‘mentor das barricadas’

Polícia do RJ deflagra nova operação contra o Comando Vermelho
Polícia do RJ deflagra nova operação contra o Comando Vermelho
Veículos e outros materiais são usados para montagem das barricadas no Rio – Foto: Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, nesta terça-feira 18, um homem apontado como ‘mentor das barricadas’ montadas pelo Comando Vermelho no estado. As estruturas visam dificultar a circulação nas áreas comandadas pela facção.

A ação faz parte da nova fase da Operação Contenção, que na primeira etapa deixou mais de 120 mortos no Alemão e na Penha.

Em nota, a Polícia informou que o homem que se apresentava como empresário da reciclagem usava empresas de ferro velho para lavar o dinheiro do crime organizado e financiar a instalação e reconstrução das barricadas.

“O principal alvo da operação, o ‘Mentor de Barricadas’, se apresentava como empresário do ramo da reciclagem. As investigações, porém, revelaram que ele liderava o braço financeiro da organização criminosa, financiava o Comando Vermelho, lavando dinheiro oriundo da receptação de cobre, fornecia materiais para construção e reforço de barricadas e atuava como elo entre os ferros-velhos e o tráfico, promovendo a integração logística e financeira da facção”, descreve a PCERJ.

A identidade do preso não foi revelada oficialmente pela Polícia. O site G1, no entanto, confirmou com fontes ligadas à operação que o alvo é Cosme Rogério Ferreira Dias. Sua esposa, Cyntia dos Santos Ferreira, também foi presa. Juntos, teriam movimentado 217 milhões de reais, “valor incompatível com as atividades declaradas”. A defesa do casal não foi localizada.

Além da dupla, os agentes prenderam outras 14 pessoas ligadas ao crime. “O objetivo é atacar a estrutura financeira e logística da facção”, explica a corporação.

Oito empresas de reciclagem foram interditadas. O bloqueio de bens também foi determinado.

Cobre roubado

Ainda segundo a Polícia Civil, parte dos recursos usados nas barricadas vem da compra e venda de cobre furtado.

“A apuração comprovou que ferros-velhos ligados ao tráfico de drogas funcionavam como núcleos de lavagem de dinheiro e de apoio operacional, sendo fundamentais também para financiar a instalação e reconstrução de barricadas”, diz um trecho do comunicado sobre a investigação.

O dinheiro também era usado para “custear atividades de vigilância armada” e fazer a “manutenção de pontos de venda de drogas”. As ações auxiliam o CV no “controle territorial em comunidades da Zona Norte, Baixada Fluminense e Região Metropolitana”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo