Do Micro Ao Macro

Mulheres lideram cursos de capacitação em empreendedorismo

Instituto BAT Brasil registra maioria feminina em programas de capacitação e observa aumento de renda e novos negócios em áreas urbanas e rurais

Mulheres lideram cursos de capacitação em empreendedorismo
Mulheres lideram cursos de capacitação em empreendedorismo
Mulheres lideram cursos de capacitação em empreendedorismo
Apoie Siga-nos no

A capacitação voltada ao empreendedorismo tem atraído um número crescente de mulheres em diversas regiões do país. Levantamentos do Instituto BAT Brasil mostram que elas representam sete de cada dez participantes nos cursos oferecidos pela instituição. O movimento aparece em áreas urbanas e rurais e reforça o papel da capacitação na criação de novos negócios.

Ao longo dos últimos anos, programas como Decola Negócios e Novos Rurais formaram 1,4 mil mulheres. Depois da capacitação, muitas relataram aumento de até 30% na renda proveniente de atividades próprias. O dado coincide com informações do Sebrae, que apontam que, em 2024, mulheres já correspondem a 34% dos empreendedores brasileiros.

Avanço rural

Com o tempo, a presença feminina cresceu em setores ligados ao campo. O programa Novos Rurais, que reúne formação e apoio financeiro, registrou salto de participação de 30% para 70% entre 2012 e 2025. O dado indica que a capacitação rural ampliou o acesso das mulheres a atividades produtivas que antes tinham presença masculina predominante.

Entre as histórias reunidas pela instituição está a de Ana Paula, de 22 anos, moradora de Gramado Xavier, no Rio Grande do Sul. Após concluir o curso, ela montou uma estufa de morangos suspensos em 2023, prática que ampliou a renda semanal da família. Ela afirma que o programa mostrou caminhos para iniciar o negócio e que outras mulheres da comunidade passaram a buscar capacitação depois de acompanhar sua trajetória.

Autonomia pela capacitação

Com base nos relatos das alunas, a capacitação oferecida pelo Instituto BAT Brasil tem contribuído para a organização financeira dos negócios, a formalização de atividades e a ampliação de redes de apoio. A diretora Nicole Hajj destaca que cada participante sai dos cursos com conhecimento técnico e confiança para seguir com o próprio projeto.

Dessa forma, a capacitação continua a impulsionar o crescimento do empreendedorismo entre mulheres que buscam renda própria e mais autonomia em suas comunidades.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo