CartaExpressa
PF recomenda incluir Mauro Cid em programa de proteção a testemunhas
A proposta ocorre após avaliação de risco à integridade do militar, delator em investigações sobre tentativa de golpe
A Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal uma proposta para incluir o tenente-coronel Mauro Cid e seus familiares no Programa Federal de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas. O pedido será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes após manifestação da Procuradoria-Geral da República.
A sugestão surge no contexto do acordo de colaboração premiada firmado por Cid, cujo depoimento sustentou investigações que atingiram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e integrantes da cúpula do governo anterior. O oficial, que foi ajudante de ordens de Bolsonaro, tornou-se peça central na apuração da trama golpista.
Há duas semanas, Moraes determinou o início do cumprimento da pena de dois anos fixada na sentença de Cid. O militar passou a cumprir o regime aberto, com restrições como recolhimento noturno, proibição de viagens ao exterior, impedimento de contato com outros investigados e suspensão do porte de armas. Ele também retirou a tornozeleira eletrônica.
A PF informou considerar a inclusão no programa de proteção uma alternativa viável para prevenir riscos à integridade do delator e de seus familiares. A legislação que regula o mecanismo exige aceitação expressa dos beneficiários e impõe regras que vão do controle de deslocamentos ao acompanhamento psicológico, em troca de medidas como escolta e segurança residencial.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



