Do Micro Ao Macro
4 empresas brasileiras nativas em inteligência artificial
Com o avanço da inteligência artificial, cresce no país o número de startups que já nascem com tecnologia própria e produtos totalmente baseados em IA
Com a inteligência artificial deixando de ser uma ferramenta de apoio e se tornando o núcleo dos produtos e serviços de algumas companhias, o Brasil vê surgir uma nova geração de empresas criadas para operar com tecnologia nativa em IA.
Segundo levantamento da Tracxn, em setembro de 2025 o país somava 103 startups IA-first, sendo 26 já financiadas. Nos últimos dez anos, a média foi de sete novos negócios lançados por ano, o que reforça a consolidação desse modelo no ecossistema nacional.
A seguir, quatro empresas brasileiras que nasceram nativas em IA.
Jota
O Jota é um assistente financeiro e pessoal com inteligência artificial conversacional que opera diretamente pelo WhatsApp. A solução foi criada para atender o “Brasil real”, com linguagem adaptada aos sotaques e rotinas de pequenos empreendedores e pessoas físicas. Lançado em 2025, o Jota captou 60 milhões de reais em rodada Seed liderada pela MAYA Capital, com participação da HOF Capital – também investidora da OpenAI, Stripe e Alter Global. A meta para o primeiro ano é atingir mais de 100 mil clientes.
Nekt
A Nekt é uma plataforma de dados e inteligência artificial que simplifica o acesso, a análise e o uso dessas informações por empresas em expansão. Sua IA nativa organiza dados e gera insights prontos para uso interno, integração com BI ou agentes externos. Lançada em 2024, a empresa recebeu 1,3 milhão de reais da Norte Ventures apenas três meses após captar 5 milhões de reas em rodada liderada pela Alexia Ventures e fundadores de RD Station, Trybe, Hapana e Luxor Group. O plano é alcançar 100 clientes até o fim de 2025 e 400 em 2026.
Tech for Humans
A Tech for Humans atua como consultoria especializada em simplificar tecnologia por meio de Jornadas Digitais e Agentes de inteligência artificial. A empresa aplica IA em atendimento e backoffice, com foco em tornar experiências corporativas mais humanas e eficientes. Presente em setores como finanças, seguros e consórcios, a consultoria combina estratégia, dados e tecnologia para apoiar a transformação digital dos clientes. Com mais de 50 milhões de reais investidos em IA proprietária, desenvolve soluções personalizadas de alto desempenho.
Hera.Build
Fundada em 2024, a Hera.Build nasceu para resolver um problema comum nas empresas: a fragmentação dos dados de clientes. Sua plataforma de Customer Intelligence usa inteligência artificial para conectar informações dispersas e criar uma visão unificada do comportamento e das interações dos consumidores. A tecnologia ajuda companhias a tomar decisões mais precisas, melhorar o engajamento e desenvolver experiências personalizadas em escala.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Inteligência Artificial vai substituir as agências de viagem? Especialista explica por que não
Por Do Micro ao Macro
Inteligência artificial impulsiona metas de fim de ano e eleva conversões nas empresas
Por Do Micro ao Macro



