Mundo
Rússia considera ‘inaceitáveis’ os ataques dos EUA contra embarcações de supostos traficantes da Venezuela
Os bombardeios no mar do Caribe e no oceano Pacífico geram tensão na América Latina e já foram classificados como ‘execuções extrajudiciais’ pela ONU
A Rússia qualificou, nesta terça-feira 11, como ilegais e “inaceitáveis” os ataques dos Estados Unidos contra embarcações de supostos traficantes de drogas no Caribe procedentes da Venezuela, um país aliado de Moscou.
“É assim que, em geral, atuam nos países sem lei, aqueles que se consideram acima da lei”, disse o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, na televisão, qualificando como “pretexto” a luta contra as drogas que os Estados Unidos usam para justificar estes ataques.
As tensões entre Washington e Caracas aumentaram drasticamente nos últimos dias.
Washington apresenta seus ataques e a mobilização aeronaval no Caribe como parte de um dispositivo contra os cartéis latino-americanos, que define como organizações “terroristas”.
A administração de Donald Trump autorizou até operações da CIA na Venezuela, e acusa o presidente Nicolás Maduro de estar por trás do tráfico de drogas para os Estados Unidos.
Lavrov afirmou que os Estados Unidos estavam “destruindo (os barcos) sem julgamento nem investigação, e não apenas sem julgamento nem investigação, mas sem apresentar nenhum fato a ninguém”.
As relações entre Estados Unidos e Rússia se deterioraram nas últimas semanas.
Trump expressou, recentemente, sua frustração com Moscou por não haver nenhum progresso visível na resolução do prolongado conflito na Ucrânia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
ONU denuncia ‘execuções extrajudiciais’ nos ataques dos EUA a embarcações no Caribe e Pacífico
Por AFP
Ataques dos EUA contra embarcações no Caribe causaram pelo menos 70 mortes
Por AFP



