Economia
Comissão mista vota nesta terça-feira a MP do Plano Brasil Soberano
Plano prevê socorro a empresas prejudicadas pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros
A comissão mista responsável por analisar a medida provisória que institui o Plano Brasil Soberano (MP 1309/25) realiza nesta terça-feira 11 reunião para votação do relatório, às 15 horas, no plenário 6 da ala Nilo Coelho, no Senado.
Editada em agosto, a medida provisória tem o objetivo de socorrer as empresas prejudicadas pelas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros.
Entre as iniciativas previstas na MP estão a abertura de uma linha de crédito de 30 bilhões de reais para exportadores, mudanças nas regras do seguro de crédito à exportação e a prorrogação da suspensão de tributos.
A comissão mista é presidida pelo deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP). O relator é o senador Fernando Farias (MDB-AL).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
MP do Brasil Soberano pode ser votada na próxima terça-feira
Por Agência Senado
Governo abre crédito extra de R$ 30 bilhões para Plano Brasil Soberano
Por Agência Brasil
Brasil tem superávit de US$ 7 bilhões em outubro, apesar do tarifaço de Trump
Por CartaCapital
A chance de Mauro Vieira e Marco Rubio se reunirem nesta terça-feira
Por Wendal Carmo



