Do Micro Ao Macro
Curso gratuito ensina mulheres a usar IA nos negócios
Nova edição do Conexão IA para Mulheres oferece formação prática em inteligência artificial nos negócios, com mentorias e certificação gratuita
Os negócios são o foco da nova edição do curso gratuito Conexão IA para Mulheres, promovido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e pela consultoria Brand Nexus.
A iniciativa busca capacitar mulheres a utilizar ferramentas de inteligência artificial para atrair clientes, automatizar tarefas e otimizar o atendimento.
As inscrições seguem abertas até 16 de novembro, com início das aulas no dia 17. O programa tem duração de três semanas e combina videoaulas, exercícios práticos, biblioteca de prompts, mentorias ao vivo e suporte de uma comunidade exclusiva. As atividades são assíncronas, e os encontros ao vivo ocorrem semanalmente às 19h, com participação opcional.
Capacitação prática para resultados reais
Na primeira edição, realizada em julho de 2025, o curso alcançou NPS (Net Promoter Score) de 94, indicando alta satisfação das participantes. A formação é voltada a mulheres de diferentes áreas, como marketing, vendas, atendimento e gestão, e dispensa conhecimento técnico prévio.
Para o vice-presidente de Talentos da ACATE, Moacir Marafon, a iniciativa amplia o acesso à tecnologia. “A capacitação em inteligência artificial é uma das principais alavancas de desenvolvimento dos negócios, e precisa ser acessível a diferentes públicos”, afirma.
Mulheres liderando os negócios digitais
O curso é dividido em três etapas. Na primeira semana, o foco é aumentar a produtividade por meio da automação de tarefas e geração de conteúdo com IA. Na segunda, as participantes aprendem estratégias de marketing e criação de anúncios com o apoio das ferramentas digitais. Já na terceira, o conteúdo aborda atendimento e vendas, mostrando como escalar o relacionamento com clientes.
Tatiane Bertoni, diretora do grupo temático ACATE Mulheres, ressalta que a formação também cria uma rede de apoio. “A IA está moldando o mercado, e é importante que as mulheres assumam protagonismo nesse processo”, afirma.
Monique Pires, CEO Latam da Brand Nexus, explica que o método de ensino é gamificado. “Cada participante aprende resolvendo desafios e aplicando o conteúdo diretamente em seus negócios, com resultados visíveis em tempo real”, diz.
Ao concluir o programa, as participantes estarão preparadas para aplicar o aprendizado em seus negócios, usando a IA como ferramenta de crescimento e estratégia competitiva.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



