CartaExpressa
Moraes assume presidência do STF durante ausência de Fachin
O ministro Edson Fachin participa da Cúpula do Clima, em Belém
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, preside nesta quinta-feira 6 a Corte interinamente. O presidente do STF, o ministro Edson Fachin, está participando da Cúpula do Clima, em Belém.
O encontro antecede a COP30, programada oficialmente para ocorrer entre 10 e 21 de novembro.
O ministro, que é relator das ações penais da trama golpista ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi saudado pelos colegas por assumir interinamente a cadeira da presidência.
O ministro Dias Toffoli prestou uma homenagem a Moraes e disse que ele merece estar no cargo.
“A data de hoje é especial, porque sou seu amigo e colega desde 1986. Para mim é uma alegria vê-lo nesta cadeira. Vossa Excelência tem a dimensão dela”, afirmou.
Em nome da Corte, a ministra Cármen Lúcia também felicitou o ministro. “Queria dizer que, em nome de todos os colegas, é uma honra ter Vossa Excelência como vice, desejando que seja, como tem sido, um ótimo colega”, completou.
(Com informações da Agência Brasil).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes desconsidera ofício do DF sobre a saúde de Bolsonaro
Por CartaCapital
Moraes aciona PF para investigar o crime organizado e a infiltração no poder público do Rio
Por Wendal Carmo


