Mundo
Noruega quer investir US$ 3 bilhões em fundo para proteção de florestas
O fundo tem a ambição de captar 125 bilhões de dólares para compensar países que mantiverem de pé suas florestas
A Noruega anunciou a intenção de investir 3 bilhões de dólares (16 bilhões de reais) no fundo para proteger as florestas tropicais, lançado nesta quinta-feira 6 na cúpula de líderes prévia à COP30, a conferência climática da ONU, em Belém.
Esse fundo de investimentos tem a ambição de captar 125 bilhões de dólares (668 bilhões de reais) junto a governos e investidores privados para compensar os países que mantiverem de pé suas florestas.
A Noruega propõe, sob certas condições, destinar até 30 bilhões de coroas suecas (aproximadamente 3 bilhões de dólares) para o fundo, visto que é “vital frear o desmatamento para reduzir os impactos das mudanças climáticas”, disse o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, citado em um comunicado oficial.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Desinformação ameaça o combate climático, diz Lula na abertura da COP30
Por Vinícius Nunes
IA potencializa desinformação climática antes da COP30 no Brasil, destaca relatório
Por AFP
COP30: Pacto Global leva ações empresariais que aceleram a economia verde
Por Do Micro ao Macro


