Mundo
Gleisi declara apoio a Sheinbaum, presidenta do México vítima de assédio
Caso ocorreu na última terça-feira 4, quando um homem tentou beijar Claudia Sheinbaum à força enquanto a mandataria se dirigia a pé para um evento oficial
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann declarou nesta quarta-feira 5 apoio à presidenta do México, Claudia Sheinbaum, vítima de assédio sexual após um homem tentar beijá-la à força na terça-feira.
“Triste ver o assédio sofrido pela presidenta do México, Claudia Sheinbaum. O que ela sofreu é revoltante e mostra que nenhuma mulher, nem mesmo quem ocupa o mais alto cargo de um País, está livre de assédio“, destacou. “Seguimos juntas enfrentando o machismo e a misoginia até que todas as mulheres sejam respeitadas. Nossa solidariedade, presidenta Claudia!”, concluiu no texto publicado em sua página na rede X.
O incidente sofrido por Sheinbaum foi registrado em vídeo na última terça-feira 4, quando a presidenta se dirigia a pé a um evento público perto do palácio presidencial. Enquanto a mandatária saudava simpatizantes pela rua, um homem se aproximou por trás dela. Ele passou um braço por seu ombro, tocou sua cintura e seu peito com as mãos e tentou beijá-la no pescoço.
A presidenta explicou que decidiu prestar uma denúncia porque depois de assediá-la, o homem aparentemente embriagado continuou assediando outras mulheres. Ele foi preso horas depois. “Minha reflexão é: se não presto uma denúncia, em que condição ficam as outras mulheres mexicanas? Se fazem isso com a presidenta, o que pode acontecer com todas as mulheres no nosso País?”, disse Sheinbaum em sua coletiva de imprensa matinal nesta quarta-feira.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Sheinbaum completa 1 ano no poder no México com alta popularidade
Por AFP
A conversa entre Lula e Claudia Sheinbaum em meio a ameaças de Trump
Por CartaCapital
Presidenta do México denuncia homem que a assediou sexualmente na rua
Por AFP



