CartaExpressa
A estreia de Moraes na presidência de sessões do STF
Edson Fachin viajará a Belém (PA) para a COP30
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, viajará a Belém (PA) nesta quinta-feira 6 para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30.
Durante a ausência de Fachin, o vice-presidente Alexandre de Moraes comandará as sessões do plenário, a começar pela desta quinta.
Fachin participará da Cúpula do Clima, evento que reúne chefes de Estado globais, na quinta 6 e na sexta 7. O encontro antecede a COP, programada oficialmente para ocorrer entre 10 e 21 de novembro.
O ministro também estará em um evento sobre justiça climática na semana que vem.
“A mudança do clima é um dos temas que definem nosso tempo. É um desafio global, que exige respostas urgentes”, disse Fachin nesta quarta. “Os efeitos já são uma realidade presente, que atinge os seguimentos mais vulneráveis da sociedade. Diante disso, o Judiciário tem um papel a desempenhar: papel de proteção de direitos fundamentais.”
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes interrompe julgamento sobre reajuste de planos de saúde por idade
Por Vinícius Nunes
Advogado deixa a defesa de ex-assessor de Moraes às vésperas de julgamento no STF
Por Wendal Carmo
General preso por planejar a morte de Lula e Moraes poderá prestar o Enem
Por CartaCapital



