Mundo

Papa critica operação dos EUA perto da Venezuela: ‘Aumenta a tensão’

Sem citar Donald Trump, Leão XIV defendeu a busca pelo diálogo: ‘Com a violência não ganharemos’

Papa critica operação dos EUA perto da Venezuela: ‘Aumenta a tensão’
Papa critica operação dos EUA perto da Venezuela: ‘Aumenta a tensão’
O papa Leão XIV. Foto: Alberto PIZZOLI / AFP
Apoie Siga-nos no

O Papa Leão XIV criticou nesta terça-feira 4 o envio de forças americanas ao Caribe, sem mencionar o presidente Donald Trump, e afirmou que “com a violência não ganhamos”.

Trump ordenou um amplo destacamento militar na região nas últimas semanas, e as forças americanas realizaram diversos ataques contra supostas embarcações de narcotraficantes, nos quais dezenas de pessoas morreram.

Em resposta à pergunta de um jornalista ao sair de sua residência secundária em Castel Gandolfo, Leão XIV afirmou que um país tem o direito de manter militares para “defender a paz”.

“Mas neste caso parece um pouco diferente. Isso aumenta as tensões”, declarou o Papa, de 70 anos, referindo-se aos relatos sobre embarcações americanas “cada vez mais próximas da costa da Venezuela”.

“Com a violência não ganhamos. O que é preciso fazer é buscar o diálogo”, acrescentou o pontífice americano.

Trump afirmou que não planeja ataques contra a Venezuela, onde o presidente Nicolás Maduro — acusado nos Estados Unidos por crimes relacionados ao narcotráfico — alega que o republicano quer impor uma “mudança de regime” para se apoderar do petróleo venezuelano.

O Papa, nascido em Chicago, também foi questionado sobre os imigrantes detidos em sua cidade natal, um dos principais alvos da campanha de Trump contra a imigração.

“Jesus diz muito claramente que, no fim do mundo, seremos questionados sobre como recebemos o estrangeiro, se o acolhemos e lhe demos boas-vindas ou não”, afirmou o pontífice.

“Acho que é preciso refletir profundamente sobre o que está acontecendo. Muitas pessoas que viveram por anos e anos sem nunca causar problemas foram profundamente afetadas pelo que ocorre agora”, observou.

Em setembro, Leão XIV, ex-missionário no Peru, já havia criticado o que classificou como “tratamento desumano” dado aos imigrantes nos Estados Unidos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo