Esporte

Conmebol cogita final da Libertadores fora da América do Sul nos próximos anos

O objetivo seria internacionalizar o principal torneio de clubes do continente

Conmebol cogita final da Libertadores fora da América do Sul nos próximos anos
Conmebol cogita final da Libertadores fora da América do Sul nos próximos anos
O presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o paraguaio Alejandro Domínguez. Foto: Daniel Duarte/AFP
Apoie Siga-nos no

A Conmebol cogita levar a final da Libertadores para fora da América do Sul nos próximos anos, como parte de uma estratégia para internacionalizar o principal torneio de clubes do continente.

A mudança na sede do jogo pelo título implicaria uma nova alteração na decisão da competição, que desde 2019 é disputada em jogo único e em campo neutro.

Antes da implementação desse formato, que é utilizado na Liga dos Campeões da Europa, o campeão da Libertadores era definido em jogos de ida e volta, nas casas dos finalistas.

“Este assunto [a disputa da final fora da América do Sul] é normalmente colocado sobre a mesa e avaliado”, disse o diretor comercial da Conmebol, Juan Emilio Roa, ao portal americano The Athletic, em uma reportagem publicada nesta terça-feira 4.

“Posso dizer a vocês que já decidimos um plano para os próximos anos, mas certamente estamos avaliando”, acrescentou.

Roa explicou que a eventual mudança faria parte de uma estratégia para “aumentar o interesse” fora da América do Sul sobre a Libertadores, que é disputada desde 1960 e tem grande impacto nas torcidas sul-americanas.

“Estamos trabalhando em um conjunto de medidas para que o interesse cresça fora da América do Sul”, disse o dirigente.

Os debates sobre a possível mudança acontecem em um momento em que a Conmebol discute a venda dos direitos de transmissão para o período 2027-2030, segundo The Athletic.

Isso significaria seguir os passos de outras competições europeias que transferiram as finais de alguns de seus torneios para outros países, como as Supercopas da Espanha e da Itália.

Recentemente, a liga espanhola tentou transferir o jogo entre Villarreal e Barcelona para Miami, nos Estados Unidos, mas desistiu da ideia após a oposição de clubes, torcedores e jogadores.

A final da Copa Libertadores 2025 será em 29 de novembro em Lima, no Peru. Palmeiras e Flamengo vão disputar o título, que pelo sétimo ano consecutivo ficará com um time brasileiro.

Em seus 65 anos de existência, a Libertadores só teve um jogo de final disputado fora da América do Sul. Foi em 2018, entre Boca Juniors e River Plate.

Após atos de violência antes do jogo de volta no estádio Monumental, casa do River, o duelo decisivo entre os dois clubes mais populares da Argentina aconteceu no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, e terminou com o título dos ‘Millionarios’ sobre o arquirrival Boca.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo