Política

Os partidos políticos com a maior relevância nas redes sociais, segundo pesquisa

O PT lidera o ranking montado pela consultoria Nexus; quatro critérios e cinco redes diferentes foram analisados no levantamento

Os partidos políticos com a maior relevância nas redes sociais, segundo pesquisa
Os partidos políticos com a maior relevância nas redes sociais, segundo pesquisa
Embalado pela reação ao golpismo, o Partido dos Trabalhadores lidera o ranking de relevância nas redes sociais montado pela Nexus Consultoria. Foto: Anderson Barbosa/Agência PT
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O Partido dos Trabalhadores (PT) lidera um ranking de relevância de partidos políticos nas redes sociais divulgado pela consultoria Nexus nesta segunda-feira 3. Em seguida, aparecem o Partido Liberal (PL) e o Novo.

Para o levantamento, a consultoria usou quatro critérios de análise: frequência de postagens, interações totais, volume de seguidores e eficiência (média de interações por post). As redes sociais consideradas no estudo são o Instagram, o Facebook, o X, o YouTube e o TikTok. O período considerado, por sua vez, vai de 1º de janeiro a 31 de julho de 2025. A partir desses critérios, a Nexus calcula um índice que vai de zero a 100 pontos. Quanto maior o número na escala, melhor o desempenho nas redes sociais.

“Neste estudo, vemos que a disputa de espaço e narrativas das redes imita a disputa política que temos no Brasil hoje entre o PT, principal partido de esquerda e legenda do presidente da República, e a oposição bolsonarista, representada hoje pelo PL”, destaca, em nota, o CEO da consultoria, Marcelo Tokarski. “Os perfis destes dois partidos se descolam dos demais nas discussões políticas no ambiente digital”, completa.

Veja o ranking:

Dos 29 partidos existentes no Brasil, apenas três (os nanicos PMN, PRTB e PMB) ficaram de fora da análise, por não terem feito publicações em nenhuma plataforma em 2025.

Análises individuais

O Nexus também considerou as cinco redes analisadas de forma individual. O PT aparece na liderança de todos os rankings. O PL mantém a segunda colocação apenas no TikTok, no YouTube no Instagram. No Facebook, o segundo colocado é o PSOL, e no X a vice-liderança é do PCO.

8 de Janeiro domina o debate

Ainda de acordo com a consultoria, os atos golpistas do 8 de Janeiro pautaram boa parte das publicações com os maiores índices de engajamento nas redes sociais dos partidos.

O PT teve seus melhores desempenhos quando tratou criticamente do tema, assim como o PL, que abordou o episódio por outro viés. No caso da sigla da direita, os maiores índices de interação tratam do perdão ou anistia aos participantes da empreitada antidemocrática.

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