Mundo

Explosão em loja deixa mais de 20 mortos no México

Ao menos 23 morreram e 11 ficaram feridos em detonação seguida de incêndio em cidade no norte do país. Autoridades descartaram que incidente tenha sido um ataque deliberado

Explosão em loja deixa mais de 20 mortos no México
Explosão em loja deixa mais de 20 mortos no México
A loja estava cheia no momento da explosão – Foto: Defesa Civil do estado de Sonora
Apoie Siga-nos no

Pelo menos 23 pessoas morreram e 11 ficaram feridas em uma explosão em uma loja em Hermosillo, no estado de Sonora, no norte do México, informaram as autoridades neste sábado 1º, descartando a hipótese de ataque deliberado.

“Até o momento, temos 23 mortes confirmadas e 11 feridos. Infelizmente, algumas das vítimas são menores de idade”, disse o governador de Sonora, Alfonso Durazo, em um vídeo.

Durazo acrescentou que os feridos foram encaminhados para diversos hospitais da cidade.

A explosão ocorreu em uma loja da rede Waldo’s 1, de produtos populares, no centro da cidade.

Ataque descartado

“Ordenei uma investigação completa e transparente para determinar as causas do incidente e responsabilizar os envolvidos”, acrescentou o governador.

“Ninguém enfrentará essa dor sozinho. Desde os primeiros momentos, as equipes de emergência, segurança e saúde agiram com grande profissionalismo e dedicação, controlando a situação e salvando vidas”, concluiu o governador.

“Ordenei uma investigação completa e transparente para determinar as causas do incidente e apurar os responsáveis”, acrescentou o governador. Por sua vez, a presidenta Claudia Sheinbaum expressou suas condolências no Twitter “às famílias e entes queridos dos falecidos”.

A Secretaria de Segurança Pública local descartou que o incidente tenha sido “um ataque” ou um “evento relacionado a um ato violento” contra civis.

O Ministério Público estadual, responsável pela investigação, afirmou que a maioria das mortes resultou da inalação de gases tóxicos. “Até o momento, não há indícios de que o incêndio tenha sido criminoso”, informou o procurador.

Vítimas ficaram presas

Segundo relatos da imprensa mexicana, após a explosão, clientes buscaram refúgio dentro da loja e ficaram presos pelas chamas.

De acordo com o relatório oficial, o incêndio ocorreu por volta das 15h (horário local) no estabelecimento localizado na Avenida Dr. Alberto G. Noriega, entre as ruas Benito Juárez e Mariano Matamoros, quando o local estava lotado de clientes devido às compras antecipadas para o Dia dos Mortos, festejado neste domingo.

Os serviços de emergência chegaram ao local para controlar a situação. Imagens da imprensa mostram a fachada do prédio com as janelas destruídas e uma mancha preta resultante do incêndio.

As autoridades cancelaram as comemorações do Dia dos Mortos que seriam realizadas na cidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo