Mundo
FBI desmantela possível ataque terrorista no Michigan
Fontes policiais disseram à rede ‘CBS’ que o potencial ataque estava ‘inspirado’ pelo grupo Estado Islâmico
O FBI desmantelou um potencial ataque terrorista planejado para o fim de semana de Halloween no estado de Michigan, no norte dos Estados Unidos, disse nesta sexta-feira 31 o diretor da polícia federal.
Kash Patel não forneceu detalhes, mas fontes policiais disseram à rede de notícias CBS que o potencial atentado estava “inspirado” pelo grupo Estado Islâmico.
“Nesta manhã, o FBI frustrou um possível ataque terrorista e prendeu várias pessoas no Michigan que supostamente planejavam um ataque violento durante o fim de semana de Halloween”, informou Patel no X.
“Graças a uma ação rápida e à estreita coordenação com nossos parceiros locais, um possível ato terrorista foi evitado antes de se concretizar”, acrescentou.
A CBS informou que cinco pessoas com idades entre 16 e 20 anos foram presas nesta sexta-feira. Pelo menos uma delas conhecia um ex-integranteda Guarda Nacional de Michigan, que foi preso em maio por planejar um ataque inspirado pelo EI contra uma instalação militar americana nos subúrbios de Detroit.
O FBI vinha monitorando uma conversa online sobre o complô, informou a rede.
Segundo a CNN, os integrantes do chat haviam conversado sobre realizar um ataque, praticaram com armas automáticas em um campo de tiro e fizeram referências ao “Dia da Abóbora”, como é conhecida a festa de Halloween.
Em uma publicação no Facebook, a polícia de Dearborn, uma cidade ao oeste de Detroit, afirmou que o FBI havia realizado operações na madrugada desta sexta-feira.
“Queremos garantir aos nossos moradores que, nestes momentos, não existe nenhuma ameaça para a comunidade”, acrescentou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
ONU denuncia ‘execuções extrajudiciais’ nos ataques dos EUA a embarcações no Caribe e Pacífico
Por AFP
EUA reduzem admissão de refugiados e vão dar prioridade para sul-africanos brancos
Por AFP
Trump provoca tensões globais ao ordenar retomada dos testes nucleares
Por AFP



