Política
Ministra promete perícia independente após reunião com famílias no Rio
Macaé Evaristo classificou a ação como um fracasso
 
         
        A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, classificou nesta quinta-feira 30 como “um fracasso” a operação policial nos complexos da Penha e do Alemão, no início da semana, que deixou ao menos 121 pessoas mortas. Ela prometeu uma perícia independente para averiguar as circunstâncias dos assassinatos na ação.
A declaração da ministra contrasta com a afirmação do governador Cláudio Castro, que, nesta quarta-feira 29, classificou a Operação Contenção como um “sucesso”.
“A gente teve uma demanda da comunidade de estabelecer a perícia independente e autônoma, nosso Conselho Nacional de Direitos Humanos já nos comunicou sobre isso, e estamos trabalhando para que isso se efetive”, afirmou Macaé à imprensa, após encontro de mais de duas horas com lideranças da comunidade e familiares das vitimas da Operação Contenção.
Ao menos 121 pessoas foram assassinadas na ação das polícias Civil e Militar de combate ao tráfico de drogas, com a intenção de enfrentar a expansão da facção Comando Vermelho pelo País. Além dos mortos, mais de 80 pessoas foram presas. A polícia também apreendeu 118 armas e drogas.
Devido à alta letalidade, no entanto, Macaé Evaristo condenou a operação, chamada de abominável e “um horror” por também expor pessoas inocentes ao risco de morte.
“Essa operação foi um fracasso. É inadmissível uma operação para o combate ao crime organizado, que é o que nós defendemos, não usar inteligência para garantir a sua efetividade”, afirmou . “Ninguém tem objetivo de matar as pessoas. Se a gente quer combater o crime, temos que começar chegando aonde está o dinheiro. Porque se tem crime organizado, tem setores que estão lucrando com esse crime organizado.”
No encontro, a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, acrescentou que “nenhum corpo tombado” deve ser aceitável, reforçando a crítica à letalidade.
As ministras, ao lado de parlamentares federais e estaduais, participaram do encontro com a comunidade na sede da Central Única de Favelas (Cufa), a poucos metros de onde a comunidade de Vila Cruzeiro expôs cerca de 80 corpos retirados da mata pelos moradores, na quarta-feira.
Os representantes também receberam demandas por atendimento psicossocial, serviços públicos e alternativas de trabalho para a juventude local.
Macaé prometeu uma comissão emergencial integrada por vários ministérios para atender às reivindicações.
“A comunidade, além de apresentar toda a dor desse processo, trouxe um olhar, um pedido de paz, mas ela também quer ter direitos, direito à educação, saúde, assistência e, especialmente, direito a um trabalho decente para a juventude.”
A comissão deve ser integrada pelos ministérios da Saúde, da Educação, da Assistencial Social, da Igualdade Racial e das Mulheres.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
 
                                            DPU pede para acompanhar perícia de mortos após operação no Rio
Por Agência Brasil 
                                            Deputados bolsonaristas montam ‘excursão’ ao Rio para se reunir com Cláudio Castro
Por Vinícius Nunes 
                                            Escolas e universidades voltam ao expediente regular no Rio
Por Agência Brasil 
                                             
            



