CartaExpressa
UFRJ aprova cota trans em cursos de graduação e pós graduação
A medida foi aprovada pelo conselho universitário e será válida no Sisu deste ano
 
         
        O Conselho Universitário da UFRJ aprovou, nesta quinta-feira 30, a implementação de cotas para pessoas trans nos cursos de graduação e pós graduação stricto sensu.
A decisão foi confirmada com 31 votos a favor e uma abstenção. A nova política de ação afirmativa reserva 2% das vagas para o grupo social.
A medida entrará em vigor já no Sisu deste ano, com ingresso dos primeiros estudantes em 2026.
“As cotas são um mecanismo de justiça social e de reparação, além de representarem uma resposta ao contexto de exclusão”, declarou o reitor Roberto Medronho, durante reunião do conselho.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
 
            



 
                             
                                             
                                            