Economia
Economia da zona do euro cresce 0,2% no 3º trimestre de 2025
O resultado é melhor que o esperado por analistas de mercado da região
O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,2% no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores, resultado melhor que o esperado, graças em parte aos bons dados da França, anunciou nesta quinta-feira 30 a agência Eurostat.
O consenso dos analistas entrevistados pela FactSet e Bloomberg era de um crescimento de apenas 0,1%.
Em termos anuais, o PIB cresceu 1,3% nos 20 países da Eurozona e 1,5% em toda a União Europeia, segundo a agência de estatísticas da UE.
O crescimento trimestral mais forte da UE foi registrado na Suécia (+1,1%), que não faz parte da zona do euro.
Dentro do bloco da moeda única, a França surpreendeu positivamente com um avanço de 0,5%, apesar da instabilidade política no país.
Entre as grandes economias da moeda comum, a Espanha teve o melhor desempenho (0,6%), enquanto Alemanha, maior economia do bloco, e Itália registraram crescimento nulo.
Portugal também exibiu força, com um crescimento de 0,8% no terceiro trimestre.
A primeira estimativa do crescimento na zona do euro foi divulgada poucas horas antes de uma reunião de ministros do Banco Central Europeu (BCE) na Itália, que, segundo analistas, devem manter as taxas de juros inalteradas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



