Política

Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha lideram a disputa pelo Senado no DF

A dupla da direita foi mencionada por mais de 30% dos eleitores nos dois cenários testados no levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas

Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha lideram a disputa pelo Senado no DF
Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha lideram a disputa pelo Senado no DF
Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha. Fotos: Divulgação/PL e Renato Alves/Agência Brasília
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador Ibaneis Rocha (MDB) lideram a disputa pelas duas vagas no Senado pelo Distrito Federal. A dupla foi mencionada por mais de 30% dos eleitores nos dois cenários testados pelo instituto Paraná Pesquisas. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira 30.

O levantamento também monitorou as eventuais candidaturas de Leila do Vôlei (PDT), Erika Kokay (PT), Fred Linhares (Republicanos), Paulo Octávio (PSD), Bia Kicis (PL), Reguffe (União), Izalci Lucas (PL) e Sebastião Coelho (Novo).

Na pesquisa para o Senado, cada entrevistado pôde indicar até dois votos, como será nas urnas em 2026. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja os resultados:

Cenário 1

  • Michelle Bolsonaro – 34,1%
  • Ibaneis Rocha – 30,2%
  • Leila do Vôlei – 23,2%
  • Erika Kokay – 21,4%
  • Fred Linhares – 20,7%
  • Paulo Octávio – 13,7%
  • Bia Kicis – 12,2%
  • Reguffe – 12,1%
  • Sebastião Coelho – 7,9%
  • Não sabe/Não opinou – 3,9%
  • Nenhum/Branco/Nulo – 5%

Cenário 2

  • Michelle Bolsonaro – 34,3%
  • Ibaneis Rocha – 30,7%
  • Leila do Vôlei – 22,4%
  • Erika Kokay – 21,5%
  • Fred Linhares – 21,5%
  • Paulo Octávio – 13,3%
  • Reguffe – 12,5%
  • Izalci – 9,8%
  • Sebastião Coelho – 8,9%
  • Não sabe/Não opinou – 3,7%
  • Nenhum/Branco/Nulo – 5,1%

Cenário espontâneo

O instituto também monitorou as intenções de voto para o Senado pelo DF em um cenário espontâneo, quando não são apresentadas opções de candidaturas aos eleitores. A indecisão, nesse caso, predomina, com 83% de eleitores que dizem que não sabem em quem votar ou que preferem não opinar neste momento. Em seguida, aparece o grupo que indica voto branco ou nulo, com 5,9%. Ibaneis é o nome mais citado, mas atinge apenas 3,8% das menções.

Para a pesquisa, foram entrevistados 1.506 eleitores do DF entre os dias 23 e 27 de outubro. O nível de confiança é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo